Conheça a história da cadela Laika, o primeiro ser vivo a orbitar nosso planeta

Marcadores: , , ,


Laika era uma cadela que vivia solta nas ruas de Moscou, pesava aproximadamente seis quilos e tinha três anos de idade quando foi capturada para o programa espacial soviético.


Originalmente a chamaram Kudryavka (crespinha), depois Zhuchka (bichinho), e logo Limonchik (limãozinho), para finalmente chamá-la de Laika devido à sua raça. Os cães capturados eram mantidos num centro de investigação nesta cidade, e três deles foram avaliados e treinados para as demandas da missão: Laika, Albina e Mushka.

Albina foi lançada duas vezes em um foguete para provar sua resistência nas grandes alturas, e Mushka foi utilizada para o teste da instrumentação e dos equipamentos de suporte vital. Laika foi selecionada para participar da missão orbital, e Albina como a principal substituta.

Laika se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra. Ela foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik II, em 3 de novembro de 1957.

Morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o superaquecimento.


Inúmeras homenagens foram feitas pela cachorrinha, como chocolates, cigarros, livros e até nomes de bandas.

Seu baixo-relevo está no Monumento aos Conquistadores do Espaço (1964), em Moscou.


Em vários países criaram-se selos de correio com a imagem da cadela Laika, comemorando seu voo.


Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.

4 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Comenta-se sobra a crueldade nazista com experimentos desumanos e cruéis, mas pouco comenta-se sobre as atrocidades dos comunistas soviéticos como costurar seres humanos pelo estômago, obrigar prisioneiras de guerra a fazer sexo com macacos e contaminar "traidores" do partido vermelho injetando naqueles virus da varíola. Os comunistas foram igualmente ou até mais cruéis que o nazistas. Pena vivermos num país de idiotas onde o comunismo êh glamourizado.

  1. Anônimo disse...:

    Coitada da cadela, porque não enviaram a mãe deles?

  1. Anônimo disse...:

    Rapaz, nenhum governo possuiu até hoje leis tão rigidas de PROTEÇÃO aos animais como o governo NAZISTA.
    Por isso que eu prefiro que a 2ºGM tivesse tomado um outro rumo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...